sábado, 31 de março de 2012


Modalidades que podem constituir o discurso humorístico:

Cômico é representado por um riso mais escancarado, que se provoca a partir da afronta aos valores sociais e a rompimento de convenções.

Humor é um riso para dentro, quase sério, associado à inteligência. Portanto, os textos humorísticos são destinados às pessoas que serão capazes de entendê-los, caso contrário, não rirão.

Humor negro é provocado sobre uma desgraça ou mazela humana. É uma forma de riso que se constrói em cima da destruição de algo.

Ironia tem por característica provocar uma forma de riso sarcástico. Ela é uma forma sutil de se dizer uma coisa pela outra.

Sátira é corrosiva e implacável e é utilizada por aqueles que demonstram a sua capacidade de indignação, de forma divertida, para denunciar abusos, castigar.

Paródia é uma forma de imitação cômica de uma composição literária, uma música, um filme, etc. Toda paródia aborda recursos irônicos e deboche em relação ao texto original. Ela geralmente é muito parecida com a obra de origem.

Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário